Ainda não se escreveu: a poesia de António Botto nas décadas de 1940 e 1950

Autor(a): Oscar José de Paula Neto

ISBN: 9788521710097

Editora: Pontes Editores

R$ 0,00

Compartilhar:

Descrição

Entre as décadas de 1940 e 1950, António Botto explorou caminhos pouco lidos e estudados de sua poesia, que permanecem à margem do cânone literário português. Se sua consagração se deve, sobretudo, a Canções (1921), as obras produzidas nesse período posterior foram amplamente ignoradas pela crítica e raramente reeditadas ou reavaliadas, mantendo-se à margem da historiografia literária.

Ao analisar títulos como O Livro do Povo (1944), Ódio e Amor (1947) e Ainda não se escreveu (1959), bem como poemas publicados na imprensa portuguesa e brasileira, o estudo investiga as transformações estéticas e ideológicas do poeta em diálogo com o contexto do Estado Novo de Salazar e com as tensões da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria.

Com especial atenção ao período brasileiro, vivido por Botto entre 1947 e 1959, a obra propõe uma leitura crítica dessa produção marcada por deslocamentos, contradições e tentativas de reinvenção. Ao preencher uma lacuna nos estudos bottianos, o livro convida à reavaliação de um momento decisivo para compreender não apenas a trajetória do poeta, mas também alguns dos impasses da literatura portuguesa no século XX.

Informação adicional

Publicação

2026

Editora

Pontes Editores

ISBN

9788521710097

Autor(es)

Oscar José de Paula Neto

Páginas

368

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes conectados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Compartilhar este livro:

Livros relacionados