As aparências enganam: a leitura de publicidades relacionadas ao consumismo na aula de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental

Autor(a): José Rogério Dias de Souza

ISBN: 9788521708636

Editora: Pontes Editores

R$ 0,00



Compartilhe esta leitura:

Descrição

Os capítulos reunidos neste livro foram escritos a partir de observações realizadas na sala de aula com estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, abordando a relevância da leitura para a produção de sentidos na perspectiva da Análise de Discurso pecheutiana. São textos que buscam realizar um paralelo entre os principais marcos legislativos e a Análise de Discurso, versando sobre a leitura, visando estimular e garantir a formação crítica dos estudantes.

Certamente incompleto, é uma tentativa de apresentar a leitura e a interpretação numa perspectiva menos ingênua em relação à linguagem. Cada capítulo foi forjado de acordo com a identificação dos aspectos que mereciam uma atenção mais cuidadosa ou que, tornando-se relevante, apresentavam obstáculos na compreensão da heterogeneidade da leitura.

Ao publicar este livro, temos o objetivo de ampliar o debate em torno do olhar, sobretudo do professor de Língua Portuguesa, acerca de que o ensino da leitura não deve ocorrer de forma sequencial, com respostas predeterminadas e uniformes.

Assim, buscamos gerar atitudes e práticas que possam contribuir com a busca incessante por mudanças.

Informação adicional

Publicação

2025

Editora

Pontes Editores

ISBN

9788521708636

Autor(es)

José Rogério Dias de Souza

Páginas

191

Compartilhar este livro:

Livros relacionados