Descrição
A obra UNIVERSIDADE, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, organizada pelas professoras Cecilia Maria Mourão Carvalho, Helânia Thomazine Porto, Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho, que é composta por 18 textos, produzidos por professores/as doutores/as atuantes na Educação em geral e, em especial, na Educação do Campo do Estado da Bahia, nos traz uma enorme lição. É na luta concreta por direitos e conquistas históricas que a relação Universidade e Movimentos Sociais educa e é educada, ora com tendência para a alienação, ora para a emancipação humana, dependendo da correlação das forças antagônicas; as forças destrutivas do capital ou as forças humanizadoras da classe trabalhadora organizada na cidade e no campo. Ler esta obra nos coloca desafios enormes que temos que ter a coragem de enfrentar frente ao dilema que está posto à humanidade – barbárie ou socialismo. E mais, ela não diz dos caminhos. Sinaliza que os caminhos se fazem no caminhar coletivo. (Celi Nelza Zulke Taffarel)
O conjunto de textos que compõem esta coletânea nos traz elementos importantes para refletir sobre a relação entre a universidade e os movimentos sociais. A maior parte deles analisa experiências realizadas a partir Universidade do Estado da Bahia – UNEB, localizada em diversos Territórios de Identidade. Nesse contexto, enfatizam e exemplificam a extensão universitária como espaço de resistência e diversidade, aspectos inerentes à natureza dos movimentos sociais na busca por uma nova sociabilidade oposta à lógica capitalista de promoção das desigualdades.
No mesmo sentido, os textos que se referem a metodologias, modalidades de ensino e seus fundamentos teóricos, reafirmam a educação como um ato político e, em articulação com os movimentos sociais, seu caráter contra-hegemônico. (Ronalda Barreto Silva)
Avaliações
Não há avaliações ainda.