Descrição
Educação: eis um tema exigente. Ocorre que, ou nós somos cuidadosos na contextualização histórica e sociológica de tão essencial fenômeno humano, ou produzimos não mais que textos para arrepiar mentes cândidas e pouco dispostas às considerações mais substanciais.
Todavia, podemos abordar cuidadosamente a temática educacional sem complicações de linguagem; pode-se ser científico ou filosófico sem que se seja aborrecido e mesmo entediante. Comprometo-me, é claro, ao afirmar isto. Mas assumo tal compromisso junto aos leitores. Disse-me, certa vez, o Dr. Dalmo Dallari que “há escritores que escrevem para mostrar seu pensamento, e há os que escrevem para escondê-lo”.
Nestas páginas farei todo esforço em prol da cristalinidade, da transparência de minhas análises, utilizando com liberdade, mas apropriadamente recursos científicos, filosóficos e outros, sem me deixar aprisionar por quaisquer cativeiros ideológicos. Para tanto, basta que me mantenha a serviço do fatual, o qual, já de si, exige do ser humano interpretações.
Avaliações
Não há avaliações ainda.