Descrição
O presente livro Cantigas de Lindô da comunidade de Cocalinho: uma “pisada boa” nasce da colaboração entre Jane Guimarães Sousa, Francisca Maria José da Conceição, Maria Aparecida da Silva Lima e Karylleila Andrade. Estas quatro professoras se reuniram para juntar forças em várias empreitadas que dessem conta de mostrar a realidade cultural quilombola tocantinense atual por meio do Lindô, um estilo de música (cantiga) e dança (bailar) único de algumas comunidades do Norte e Nordeste brasileiros.
Notemos que a comunidade faz uma clara diferenciação entre a cantiga de Lindô e a dança de Lindô. A palavra “cantiga” nos remete a canto, à oralidade, a um saber repassado por gerações de sujeitos que escolheram perpetuar determinado saber por meio das cantigas. E quando utilizo a palavra “sujeitos”, coloco-a pensando na situação de pessoas que agem e são conscientes de que suas ações têm reações nas suas realidades, no ambiente onde vivem. E o Lindô é uma dessas ações que perpetuam um fazer cultural no mundo, enriquecendo-o.
Vale lembrar que este livro não somente tem um aporte decolonial, mas serve como uma forma de registro cultural fundamental para o povo do Estado do Tocantins e todos aqueles envolvidos com as questões das artes, das letras, das ciências humanas, entre tantas outras áreas do saber que têm como material de trabalho a riqueza de fazeres e saberes do povo tocantinense.
Avaliações
Não há avaliações ainda.