Descrição
O VIII Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas – CLAFPL – aconteceu em 2021, tempo de uma longa crise sanitária com a epidemia de COVID-19. Naquele momento, tivemos que reaprender a viver em vários sentidos, inclusive tendo que assumir o ensino remoto em nossos contextos educacionais. Foi nesse cenário que nós, membros do GT de Formação de Educadores na Linguística Aplicada, no âmbito da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística) decidimos realizar o VIII CLAFPL de forma remota via plataforma EVEN3. Este livro é resultante das importantes palestras, mesa redonda e do painel latino-americano realizados no VIII CLAFPL.
Seus capítulos trazem os artigos originados das palestras de abertura e de encerramento do evento, seguidos dos trabalhos apresentados na mesa redonda em homenagem ao centenário de Paulo Freire e dois dos trabalhos que compuseram o painel latino-americano de formação de professores de línguas. Todos os capítulos abordam o contexto de educação docente, considerando crises e possibilidades de reexistências em termos de letramento racial, letramentos e outros aspectos da formação inicial e continuada de professores de línguas. A realização do VIII CLAFPL de forma remota foi um grande desafio, assim como foi bem complexa a organização deste livro.
Reunir autores e produzir os capítulos em tempos de crises foi bem difícil e levou certo tempo. Mas, construímos diferentes possibilidades de existir! Este livro significa, portanto, um desafio vencido!
Avaliações
Não há avaliações ainda.