Descrição
Como se pode notar [nos textos componentes do livro], as investigações sobre o assunto se desenvolveram, consideravelmente, no campo da argumentação no discurso, mas ainda há importantes veredas a serem abertas. Nessa direção, com a obra ora apresentada e com os futuros eventos que o RETORAR continuará a promover, objetivamos contribuir com o desenvolvimento de pesquisas sobre o assunto, as quais podem apoiar a melhor compreensão das sociedades contemporâneas, considerando-se que somos atravessados pelas emoções. Ademais, a interrelação estabelecida no título da obra entre “retórica”, “argumentação” e “emoções” nos parece fundamental, uma vez que a herança clássica ainda tem muito a nos oferecer, sem anacronismos. Ainda no título deste livro, o adjetivo “convergentes” é representativo dos capítulos componentes da obra, uma vez que os pesquisadores convidados a se debruçar sobre esse tema adotaram perspectivas diversas para o exame do componente emocional no discurso.
Exploraram, em sua pluralidade, não só os campos da retórica e da argumentação, mas também da análise do discurso francesa, da teoria semiótica do discurso, da semiolinguística etc. Nesse sentido, demonstra-se a fecundidade deste tema, que, longe de apresentar um consenso teórico-metodológico, ratifica justamente sua riqueza.
Helcira Lima
Raquel Abreu-Aoki
Renan Mazzola
(Organizadores)
Contribuições:
Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (prefácio), Helcira Maria Rodrigues de Lima, Raquel Abreu-Aoki, Renan Mazzola (apresentação) e capítulos de: Christian Plantin, Helcira Lima, Maria Alejandra Vitale, Renan Mazzola, Raquel Abreu-Aoki, Fábio Ávila Arcanjo, Luciano Magnoni Tocaia, Maria Flávia Figueiredo, Rodrigo Seixas, Rubens Damasceno-Morais, Leandro Moura, Pedro Leonel, Bruna Carvalho Zarattini, Sílvia Raquel B. Castelo Branco, Bárbara Tuanni Veloso da Silva, Gabriel Campos Fernandino
Avaliações
Ainda não há avaliações.