Descrição
O livro Linguagens e escolas – E agora? Problematizações, intervenções e desafios reúne artigos acadêmicos de um programa de formação de pesquisadores- professores de Língua Portuguesa e Literatura em rede nacional (Profletras-UFPA). No centro do debate da obra está a desafiadora relação entre linguagem e ensino no espaço escolar da rede pública brasileira.
A obra comemorativa aos dez anos do Programa de Mestrado em rede nacional em Letras, desenha-se, na maioria de seus capítulos, como uma oportunidade relevante de produção em parcerias de docentes/orientadores do Profletras-UFPA e mestrandos egressos do Programa, professores atuantes na rede pública oficial. As pesquisas trazem propostas possíveis de intervenções nos singulares e diversos contextos do ensino da linguagem da Amazônia paraense e brasileira.. A escrita desta obra vem dimensionar que para a interpretação e posicionamento discursivo há que se prescindir o conhecimento sistêmico da língua. No viés literário, artístico deve-se vislumbrar outros parâmetros para além dos paradigmas colonizadores. A escola básica deve trazer a ética humanística como valor a estar atravessando o fazer em linguagem.
Neste sentido, a literatura se coloca como um espaço para se perceber e valorizar a diferença. Uma escola que não negue a relação intrínseca e indispensável entre oralidade e escrita como processo consciente a ser mediado com os sujeitos alunos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.